COMPARTILHAR
20ª Volta Internacinal da Pampulha
Imagem: www.voltadapampulha.com.br

A 20ª Volta Internacional da Pampulha teve dois representantes da maior potência internacional das corridas de rua no lugar mais alto do pódio. Entre homens e mulheres, deu Quênia. Enquanto Nicolas Kiptoo Kosgei terminou o percurso em 55min08, Sharon Arusho precisou de 1h05min11 para cruzar a linha de chegada, neste domingo, em Belo Horizonte (MG).

Na prova feminina, logo no início, três representantes africanas se uniram no pelotão de frente. Junto de Sharon, as também quenianas Emily Chebet e Janet Masai foram seguidas por Jenifer do Nascimento Silva, atleta do Pinheiros. A número um do dia acelerou na altura da Igrejinha de São Francisco para garantir o primeiro posto.

“Foi cansativo, mas estou bem e feliz por ter vencido desta vez. A temperatura estava baixa, mas não é fácil correr com essa umidade”, analisou Sharon. “Mantive um ritmo forte e realmente tentei em alguns momentos testar as adversárias, mas guardei forças para a subida final”, destacou a campeã, de 24 anos.

Depois de seis anos de domínio do mineiro Giovani dos Santos, no masculino, a disputa viu forte concorrência entre brasileiros e africanos para o título. Aos poucos, ao longo do trajeto, o pelotão de frente foi reduzindo até restar os quenianos Nicolas Kosgei, Nicholas Keter e os brasileiros Gilmar Silvestre Lopes e Damião Ancelmo de Souza. Kosgei precisou atacar nos minutos finais para ficar na dianteira.

Ele foi seguido por seu compatriota, dono de 55min11. Gilmar ficou com o terceiro melhor tempo. “É um percurso característico, plano, plano, plano, até que vem a subida final”, destacou o dono do lugar mais alto do pódio desde domingo. “Me senti bem, as condições da prova estavam ideais”, destacou.

Resultados da 20ª edição:

Elite Masculino

1º) Nicolas Kiptoo Kosgei (Quênia), 55min08

2º) Nicholas Kimeli Keter (Quênia), 55min11

3º) Gilmar Silvestre Lopes (Brasil), 55min21

4º) Damião Ancelmo de Souza (Brasil), 55min41

5º) Ederson Vilela Pereira (Brasil), 56min50

Elite Feminino

1º) Sharon Chelimo Arusho (Quênia), 1h05min11

2º) Emily Chebet (Quênia), 1h05min17

3º) Janet Cheruto Masai (Quênia), 1h05min28

4º) Jenifer do Nascimento Silva (Brasil), 1h05min37

5º) Marcela Cristina Gomez Cordeiro (Argentina), 1h07min30

Facebook Comments