SHARE
Técnico da Aparecidense Márcio Goiano e Presidente da FGF, André Pitta, ao lado da bola do Goianão de 2018. Foto: Solimar Oliveira/FGF

O Campeonato Goiano da primeira divisão de 2018 já tem data para começar. A competição irá ter início no dia 17 de Janeiro do próximo ano. A data de início do estadual foi divulgada na manhã de hoje (06), durante o Conselho técnico do torneio realizado pela Federação Goiana de Futebol (FGF) no Alpha Park Hotel, em Goiânia.

Com a presença dos dirigentes dos clubes que estarão na luta pelo título do Campeonato Estadual do próximo ano, a FGF, apresentou a eles também a bola que será utilizada durante os jogos da competição.

Fórmula de disputa

Em relação a formula de disputa da competição, foi definido que será o mesmo modelo do Campeonato deste ano de 2017, com um total de 10 equipes divididas em dois grupos com cinco agremiações cada.

Sendo que nos dois primeiros turnos os clubes irão se enfrentar entre os grupos e no terceiro turno, a disputa acontece entre os times do mesmo grupo assim como foi durante esse ano.

Além deste detalhe a equipe que terminar a competição na primeira colocação, terá como única vantagem fazer o jogo de volta em casa. Mas, em caso de empate a decisão da vaga e até mesmo do título será feita através de cobranças de pênaltis.

Novidade para 2019

Durante o Conselho Técnico, o presidente da Aparecidense, Wilson Neto, propos que para o ano seguinte da competição, o Campeonato tenha 12 equipes e não 10 como é feito atualmente.

Ideia essa que foi aceita pelos dirigentes dos outros clubes e vista com bons olhos, pois, dará uma valorização maior ao futebol goiano.

Sendo assim no Campeonato Goiano da Divisão de Acesso do próximo ano, não subirão apenas dois clubes, mas, os quatro semifinalistas da competição.

De modo que no ano de 2018 caíram apenas dois para a Divisão de acesso, para que assim em 2019 o Campeonato Goiano passa ter um total de 12 equipes.

Confira como ficaram os grupos:
Grupo A:

Atlético, Anapolina, Goiás, Iporá e Rio Verde

Grupo B:

Anápolis, Aparecidense, Grêmio Anápolis, Itumbiara e Vila Nova

Facebook Comments