COMPARTILHAR

Em um período de oito anos, de 1922 a 1930, o Corinthians conseguiu dois tricampeonatos estaduais, sendo o primeiro dos grandes paulistas a conquistar a competição três vezes seguidas. Porém, tal desempenho fez com que as atenções de clubes europeus voltassem aos jogadores corintianos. Em especial, as do clube italiano Lazio.

Embalado com as conquistas de 1928 e 1929, o Timão chegou como favorito para a edição de 1930. Esse campeonato, aliás, marcou a reunificação do futebol paulista, que estava dividido em uma liga amadora e em uma profissional. O Alvinegro ganhou a competição tendo um ataque avassalador: em 26 jogos, a equipe marcou 94 gols.

Em pé, da esquerda para a direita, Filó é o segundo e Del Debbio, o quinto. Agachados, da esquerda para a direita, Rato é o quarto e De Maria, o quinto.

Todo esse sucesso fez com que a Lazio, da Itália, se interessasse pelos jogadores do Corinthians. Levou nada mais que quatro estrelas daquela equipe. Na barca do desmanche estavam Del Debbio, Filó, Rato e De Maria.

O Corinthians ficou tão enfraquecido que no campeonato seguinte, carregando o título de atual tricampeão, ficou apenas no sexto lugar. O ataque foi de 94 gols na edição passada para 66 na seguinte. A queda no desempenho abriu espaço para que os seus rivais fizessem campanhas de mais destaque.

Facebook Comments