COMPARTILHAR

Neste sábado, completam-se exatos 66 anos do segundo título de Campeonato Paulista do Santos. No dia 15 de janeiro de 1956, o Peixe superou o Taubaté por 2 a 1, na Vila Belmiro, e levantou o troféu do Estadual. Álvaro e Pepe anotaram os tentos do Alvinegro.

O título ficou marcado na história do clube por encerrar um jejum de 20 anos sem estaduais. Para conquistar o torneio, a então equipe do técnico Lula venceu 19 das 26 partidas que disputou. Além dos triunfos, foram mais dois empates e cinco derrotas. O time anotou 71 gols e sofreu 40.

Del Vecchio foi o grande artilheiro do Santos naquela oportunidade, com 22 bolas nas redes. Vasconcelos (12), Álvaro (11) e Pepe (10) completaram o top 3.

A campanha, aliás, recebeu até uma música, denominada de Viva o Santos. “O Santos de novo domina / Viva o Santos, Viva o Santos / Na Vila Belmiro, funcionou o Alçapão / Viva o Santos, Viva o Santos / Depois de 20 anos, outra vez é Campeão”, diz um trecho da canção.

Atualmente, o Santos conta com 22 títulos do Campeonato Paulista. O último foi em 2016. Desde então, a equipe nunca mais conseguiu erguer o troféu.

O Peixe estreia no Paulistão de 2022 no dia 26 de janeiro, contra a Inter de Limeira, fora de casa.