COMPARTILHAR

Luisa Stefani e Laura Pigossi fizeram história e conquistaram a primeira medalha do Brasil no tênis em Jogos Olímpicos. Neste sábado, as brasileiras derrotaram Elena Vesnina e Veronika Kudermetova, do Comitê Olímpico Russo, na disputa pelo bronze das duplas femininas. O triunfo veio por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/4 e 11/9, sendo a última no super tie break.

As brasileiras não tiveram um bom início de primeiro set. Confirmando os seus serviços e quebrando o primeiro saque de Laura e Luisa, as russas abriram uma vantagem de três games. No entanto, as paulistas reagiram, quebraram as europeias e conseguiram deixar tudo igual no oitavo game. Apesar da recuperação, as adversárias quebraram mais uma vez o serviço das brasileiras e fecharam a primeira parcial em 6/4.

Laura e Luisa começaram bem no segundo set, quebrando o saque das russas e abrindo dois games de vantagem. Com excelente aproveitamento no saque, as brasileiras confirmaram todos os seus serviços e venceram a segunda parcial por 6/4, contando com um erro forçado das europeias no último ponto.

A decisão, então, foi para o super tie break, set especial em que a vitória vai para quem faz dez pontos. As brasileiras não começaram bem, com um baixo aproveitamento nas devoluções e ainda contando com uma dupla falta de Laura. Com uma boa vantagem, as russas tiveram quatro match points, porém as paulistas mostraram um grande poder de reação e deixaram tudo igual.

Mantendo a agressividade, Laura e Pigosse chegaram ao match point e conseguiram fechar o jogo com um erro forçado das russas, conquistando uma medalha histórica.

Laura e Luisa superaram Fernando Meligeni, o brasileiro com a melhor campanha no tênis em Jogos Olímpicos até então. Na edição de 1996, em Atlanta, Meligeni ficou na quarta colocação, perdendo a disputa pelo bronze.