COMPARTILHAR

O Brasil foi amplamente dominado pelos Estados Unidos em quadra e perdeu por 3 sets a 0 (25/21, 25/20 e 25/14) na final do vôlei feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A equipe comandada por José Roberto Guimarães não bateu de frente com o forte ataque das americanas e sucumbiu na grande decisão.

Esta é a primeira vez que o vôlei de quadra do Brasil ficou sem o ouro em Olimpíadas desde 2000. O país vinha de uma sequência de quatro títulos, sendo dois do masculino (2004 e 2016) e dois do feminino (2008 e 2012).

O primeiro set foi inteiramente dominado pelos Estados Unidos, que abriram uma vantagem no início e mantiveram o controle até o final, impedindo que o Brasil encostasse e reagisse. Uma das principais jogadores do time na competição, Gabi esteve sumida na parcial. As americanas fecharam em 25/21, em largada das estadunidenses.

Por mais que as brasileiras tenham marcado os primeiros pontos do set, os Estados Unidos rapidamente assumiram o controle e dispararam no placar, abrindo oito pontos de vantagem. O Brasil ensaiou uma reação, mas não foi suficiente. A parcial fechou em 25/50.

O terceiro set começou equilibrado, com as brasileiras perseguindo as adversárias ponto a ponto. No entanto, as estadunidenses voltaram a encontrar a sua melhor forma no ataque e contaram com grande atuação da líbero Wong-Orantes para fechar a parcial em 25/14 e conquistar a medalha de ouro.